Esta semana na Horta




ESPINAFRE
Spinacia olerácea

O espinafre pode ser consumido cru ou cozido, sendo pobre em calorias (23 kcal) e rico em vitaminas e minerais, tais como vitamina A, C, E, K, B6, niacina, tiamina, riboflavina, folato, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre e manganês. Também é uma fonte excelente de fibras dietéticas e proteínas.
.
Sugestões para a confeção de pratos

Na culinária, o espinafre é muito utilizado em saladas, sopas e recheios de massas, como pasteis, calzones, raviolis e pizzas, além de patês e molhos cremosos para carnes e massas

Rúcula
Eruca sativa

Um vegetal muito saboroso com propriedades anticancerígenas, antibacterianas e antivirais. A rúcula tem poucas calorias. Cerca de 100 g de folhas frescas contêm apenas 25 calorias. Para além disso, é rica em antioxidantes, vitaminas A e C, e é também uma fonte de cálcio e ferro.

Sugestões para a confeção de pratos
A rúcula, pelo seu sabor combina muito bem com queijos (mozarela, ilha, ricota, roquefort…); com frutas como peras, manga ou figos. Sobressai o seu sabor se for temperada com mel, mostarda, vinagre balsâmico ou limão.




Coentros
Coriandrum sativum

Digestivos e calmantes, combatem a fadiga e as enxaquecas. O coentro tem quatro vezes mais caroteno e três vezes mais cálcio do que a salsa.
Tem ainda proteínas, sais minerais, vitamina B e niacina. As folhas são muito ricas em ferro e vitamina C. Os coentros ajudam a neutralizar o hálito do alho. A tisana das folhas combate ainda a fadiga e alguns tipos de enxaquecas.
Sugestões para a confeção de pratos
Tantos as folhas como as sementes salientam o sabor da choucroute, beterraba, cornichons, cogumelos, alcachofras e salada várias, especialmente de batata. Um ou dois grãos de coentros esmagados numa chávena de café concedem-lhe um excelente sabor. Costuma ser usado para aromatizar vinagre e vários tipos de conservas como puré de tomate, pêras ou maçãs, salsichas ou patés.


Erva Príncipe
Cymbopogon citratus

Calmante, Analgésica, antidepressiva, anti-bacteriana, a erva-príncipe combate a transpiração e o pé-de-atleta e serve de repelente de insectos. Em forma de compressas, é usada para aliviar dores musculares e reumáticas e também infecções da pele. No Suriname, é muito utilizada na medicina popular para combater problemas de tosse, asma, dores de cabeça e febre. No Ocidente, é mais utilizado para aliviar problemas digestivos e acalmar o sistema nervoso.

Sugestões para confecionar pratos
Na culinária dos países asiáticos, utiliza-se principalmente a parte inferior do seu talo, que se apresenta bolbosa e carnuda. Depois de cortada em rodelas, é utilizada para condimentar vários tipos de pratos. Combina muito bem com marisco e peixe, gengibre e coco.
Entre nós, os bolbos não chegam a ficar tão carnudos, daí ser mais comum a utilização das folhas que também conferem um delicioso sabor cítrico aos cozinhados. O mais comum é o chá, muito agradável para tomar frio como acompanhante das refeições.

Aipo
Apium graveolens
O aipo possui diversos benefícios para a saúde devido às suas propriedades diuréticas, expectorantes, laxantes, tônicas e é rico em flavonoides, vitaminas e minerais fortalecem as defesas imunitárias e o metabolismo. Por ser diurético, o aipo elimina as toxinas acumuladas no organismo, combate o inchaço e ajuda a emagrecer. O aipo é rico em água, potássio, sódio, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas B e C. Cada 100 gramas possui apenas 21 calorias e este vegetal é um excelente diurético natural.
Sugestões na confeção de receitas
Existem diversas receitas onde pode-se acrescentar o aipo. Algumas delas são nas almôndegas, cremes, molhos ou sopas, saladas e nos assados, como nas empadinhas e no empadão, por exemplo. O aipo também pode ser utilizado fatiado em rodelas nas saladas cruas e para preparar chá.



Sem comentários:

Enviar um comentário