Assinalou-se o Dia Eco-Escolas no AECCB no dia 6 de dezembro. Realizou-se uma Eco-Mostra e hastearam-se todas as bandeiras das 11 escolas que constituem o Agrupamento.
Desde o início do ano que está a ser preparada e equipada a sala que acolherá os Clubes Eco-escolas e Clube de Ciência da escola EB 2,3 Júlio Brandão. Os alunos que frequentam o clube têm dado uma importante ajuda nesse sentido. A sala situa-se no antigo auditório da casa de pedra. Pretende-se assim, tornar este local acolhedor e que constitua um espaço com todas as condições necessárias para desenvolver as atividades dos dois clubes.
Os alunos do clube eco-escolas em colaboração com o Clube de Artes, encontram-se a desenvolver uma animação, sobre a poluição dos oceanos. Depois de construírem a storyboard e todos os adereços necessários à animação, fizeram a sessão de fotografias, com a ajuda da professora Catarina Teixeira, da qual resultará o pequeno vídeo de 12 segundos que estará a concurso na iniciativa promovida pela Organização da 2º Edição da Feira da Saúde, Bem Estar e Turismo 2020. Este concurso permite a participação dos alunos em experiências de Educação, Desenvolvimento Social e Pessoal, aliando as mais-valias do trabalho em equipa à responsabilidade social e incentivando a partilha de conhecimento, interação, cooperação e de boas práticas gerais. O objetivo principal prende-se com a consciencialização para a NECESSIDADE e OBRIGAÇÃO de mudança de comportamentos e atitudes de cada um, perante os resíduos que produzimos e o impacto que esses têm na biodiversidade marinha, oceanos e consequentemente nas alterações climáticas.
Foram desenvolvidos vários ecopontos para a recolha de tampinhas, rolhas de cortiça e pilhas. Estão espalhados por vários locais da escola e os alunos podem trazer estes resíduos aos quais daremos um destino apropriado.
Mãos à obra! Iniciamos os trabalhos na horta Júlio Brandão. A chuva não tem dado tréguas, mas vários alunos ajudaram na revitalização da horta. Retiraram-se as ervas daninhas que invadiram a horta durante o verão e revolveu-se a terra para receber as sementeiras de inverno. Foram semeadas nabiças, ervilhas de quebrar, alfaces, salsa, coentros, calêndula. Plantaram-se brócolos, couve flor, couve portuguesa e couve galega.
No passado dia 18 de outubro, o AECCB participou no dia das Bandeiras Verdes, no Pavilhão Multiusos em Guimarães para receber as suas 11 bandeiras verdes. Tornou-se assim, 1 dos 8 Eco-Agrupamentos do distrito de Braga, em que todas as suas escolas foram reconhecidas pelo esforço em implementar práticas ambientais na sua comunidade escolar. Cada escola do agrupamento foi galardoada com a Bandeira Verde e festejaram este dia com mais de 1500 escolas também distinguidas neste encontro nacional. A Escola EB 2,3 trouxe ainda Diplomas de Escola Madrinha, pelo apoio prestado a outras escolas no concurso às suas primeiras Bandeiras Verdes, 3º Prémio das Hortas Bio na Escola e foi, ainda, distinguida tal como JI Seide S. Miguel com no desafio Brigada da Floresta – Hand print pela Floresta com a criação de viveiros.
A EB 2,3 Júlio Brandão conseguiu, pelo segundo ano a Bandeira Verde Eco-Escolas. Juntaram-se a nós as restantes escolas do Agrupamento, que conseguiram também o Galardão Eco-Escolas, que reconhece o trabalho desenvolvido durante o ano letivo 2018-2019, no que toca ao ambiente. Cada escola receberá a Bandeira Verde no dia 18 de Outubro, no Pavilhão Multiusos de Guimarães. Agradecemos a todos os que se dedicaram e tornaram este momento possível, alunos, pais, funcionários, professores, Câmara Municipal e outros que se empenharam e permitiram que juntos, construíssemos um futuro mais sustentável para toda a comunidade.
Este trabalho foi elaborado pelos alunos Afonso Carneiro, Bernardo Monteiro, Gaspar Ferreira e Pedro Batista do 7º 3 e que pretende alertar a comunidade escolar para a importância da poupança de energia. São conselhos simples mas que certamente terão um grande impacto na diminuição da pegada ecológica de cada um.
2- QUANDO AS MÃOS FORES LAVAR, A TORNEIRA DEVES FECHAR
3- PARA A HORTA REGAR, A ÁGUA DA CHUVA VAMOS APROVEITAR
4- “É SÓ UMA GARRAFA!” (DISSERAM 7 BILIÕES DE PESSOAS)
5- TODOS TÊM O DEVER, DA FLORESTA PROTEGER
6- PARA A FLORESTA ENRIQUECER, SEMENTEIRAS DEVEMOS FAZER
7- NÃO USES O CARRO PARTICULAR, COMEÇA A PEDALAR
8- A BICICLETA DEVES USAR, PARA A ESCOLA VIR ESTUDAR
9- ENERGIA DEVES POUPAR, NÃO DEIXES O COMPUTADOR A FUNCIONAR
10- DIZ NÃO AOS RESÍDUOS, APRENDE A SEPARAR
O
Eco-Código foi trabalhado com as turmas 5 e 12 do 7º ano de escolaridade, em Cidadania e
Desenvolvimento, Português e Educação Visual. Foi solicitado aos alunos que
pensassem em mudanças ambientais que tinham sido visíveis na escola e noutras
que gostariam ver alteradas que tivessem o objetivo a diminuição da pegada
ecológica escolar. Partindo desta base, foram elaboradas as várias frases que
constituíram o nosso Eco-Código. Posteriormente, com a parceria das docentes de
Educação Visual, os alunos, trabalharam em grupos e construíram o Eco-Poster
que melhor traduziam o eco-código. O poster vencedor foi o elaborado pela Sara Magalhães e pelo Tomás Azevedo do 8º5 e foi enviado a concurso
nacional.
Apresentação do projeto Mobilidade Sustentável para o campus Escolar
Hoje, dia 14 de junho realizou-se na escola sede do Agrupamento Camilo
Castelo Branco a apresentação pública do projeto Mobilidade Sustentável para o
campus Escolar, desenvolvido pelas turmas do 6º3 e 6º4, desafiadas pela CSIFAU –
Comissão Social Inter-Freguesias da Área Urbana (constituída por Instituições,
Associações, Grupos Informais, das Freguesias de Vila Nova de Famalicão,
Calendário, Antas, Abade de Vermoim Brufe e Gavião) para a construção de um
espaço público mais seguro e amigável para as deslocações a pé.
Aceite este desafio, os alunos das turmas colocaram mãos à obra e
envolveram as eco-escolas do Agrupamento Camilo Castelo Branco e Agrupamento D
SanchoI, que colaboraram e contribuíram com propostas para encontrarem um
caminho mais seguro e sustentável para as escolas, reduzindo a entrada de
automóvel nos acessos às escolas, criando locais destinados à tomada e largada
dos alunos do centro de Famalicão.
Esta apresentação honrou-se com a presença do vereador do
Desenvolvimento do Território Integrado, Dr. Augusto Lima, vereadora da
Juventude, Drª Sofia Fernandes, vereador da Educação e Conhecimento Cultura e Drª Catarina Pereira em representação da
CSIFAU.
No final, todos puderam assistir a um spot que resumiu todo o trabalho
destes jovens até ao momento, graças à infindável ajuda do professor António
Pinto e dos seus alunos que dedicaram o seu tempo a esta causa.
O trabalho não está acabado, continuará no próximo ano letivo. Em jeito
de conclusão, foi solicitado a todos que analisassem as propostas dos alunos
deixassem o seu contributo.
Hoje, 7de Junho, o Agrupamento Camilo Castelo Branco comemorou o dia Eco-Escolas. Alunos de várias escolas saíram para entregar na Câmara Municipal as suas propostas para a criação de uma rota segura e sustentável, para o campus escolar.
Na sequência da atividade "As árvores da minha escola" integrada na Brigada da Floresta, recebemos 3 placas identificativas das espécies autóctones da nossa escola.
Estas placas foram desenhadas e impressas na ABAE e são de um material designado PLA, o qual em ambiente de compostagem é 100% biodegradável. O PLA ou ácido poliláctico é fabricado a partir de dextrose (açúcar) extraída de materiais de fontes renováveis. É um poliéster produzido por síntese química a partir do ácido láctico obtido por fermentação bacteriana da glicose extraída de vegetais ricos em amido, como a beterraba, milho, mandioca.
A Brigada Verde da EB 2,3 Júlio Brandão colocou duas "latas" gigantes para recolher latas de bebidas em cafés/pastelarias nas imediações da escola. Contamos com a colaboração de todos os clientes destes estabelecimentos para que depositem as latas de bebidas nos nossos reservatórios.
#globalactiondays / #FEEGAD / #GADPORTUGAL “Os hábitos de separação de resíduos foram evoluindo desde o ano letivo anterior. Os alunos têm sido sensibilizados com várias campanhas que os alertam para como deve ser feita a separação de resíduos. A escola já tem todas as suas salas classificadas como Eco-Salas, sendo feita uma monitorização e avaliação semanal pelos alunos do Clube Eco-Escolas – Brigada Verde. O resultado final espelha-se neste vídeo, fruto do trabalho de um grupo de alunos que trabalhou arduamente no Clube de Animação.”
#globalactiondays#FEEGAD #GADPORTUGAL A Brigada Verde está sempre empenhada na monotorização e avaliação das nossas eco-salas. Verificamos, semanalmente, os ecopontos, avaliamos a qualidade da separação dos resíduos e sensibilizamos todos os alunos para uma separação mais eficaz. É visível a evolução: há cada vez menos resíduos produzidos mas corretamente separados. Registamos ainda, semanalmente, a quantidade de resíduos enviados para a Resinorte, com o objetivo de participar no concurso Eco-Valor.
#globalactiondays#FEEGAD #GADPORTUGAL A parceria da Horta Júlio com o Curso Profissional de Restauração e Bar da Escola Secundária continua. Após disponibilizarmos um QRCode para que os futuros cozinheiros tenham acesso imediato às culturas disponíveis semanalmente, foi-nos solicitado uma amostra dos produtos da horta biológica para a confeção de pratos para o seu vídeo promocional. Disponibilizamos flores comestíveis, ervilhas de quebrar, rebentos de rúcula, aipo, tomilho, coentros, calêndula e uma plantação de cenouras especialmente produzidas para usar na cozinha pedagógica. O resultado está à vista na confeção de pratos fantásticos!